Luís Lourenço, biógrafo de José Mourinho, diz que a experiência do treinador revela que para vencer é preciso equilibrar as inteligências racional e emocional e que o líder é o que "indica o caminho" no "mundo em mudança".
"Ser líder é estar um passo à frente".
Para Luís Lourenço, a mais valia de Mourinho e onde marca a diferença é na capacidade de liderança, na maneira como forma as suas equipas e como os jogadores olham para ele, como vai buscar aos jogadores o melhor que eles têm para dar e como os motiva.
"Mourinho é um líder que transforma".
Luís Lourenço afirmou que trabalhar em equipa é olhar para os que trabalham connosco e não olhar para nós e sublinhou que o líder está no centro do círculo, junto ao grupo, e não no topo de uma pirâmide.
Mourinho é um líder que transforma, as pessoas passam a pôr os objetivos globais da empresa à frente dos individuais, sem deixarem de os ter, lidera pelo exemplo, motiva e apresenta uma visão sedutora, envolve na empresa e cria objetivos comuns, segundo Lourenço.
Luís Lourenço defendeu que o líder deve conhecer-se a si próprio e às suas emoções para conhecer os outros e gerir as relações com eles e deve decidir equilibrando inteligência racional e inteligência emocional.
Fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário