sábado, 5 de outubro de 2013

2 Áreas que os treinadores devem conhecer sobre os seus Atletas

[caption id="attachment_243" align="aligncenter" width="500"]Mourinho & Drogba Mourinho & Drogba[/caption]

Para obter melhor rendimento e também favorecer o equilíbrio do atleta é necessário conhecê-lo o mais completamente possível.

Com base nos ensinamentos da Psicologia Desportiva o treinador pode elaborar o "Dossier do Atleta" que poderá ajudar a estabelecer o seu "Perfil Comportamental" através de 2 áreas principais, a "História do Atleta" e o seu "Perfil Psicológico".

1 - HISTÓRIA DO ATLETA :  Todos os dados biográficos e a sequência da sua evolução, de um modo tão completo quanto possível. Esta "história" compõe-se de três partes.

1.1 - HISTÓRIA FAMILIAR: Dados sobre os Pais ou quem os substitui, irmãos, relações entre eles, dinâmica familiar, etc. a evolução  até à data e a situação presente.

1.2 - HISTÓRIA  ESCOLAR E(OU) PROFISSIONAL: Onde se descreve a evolução dos seus estudos e (ou) da vida profissional, com todos os dados e pormenores mais significativos.

1.3 - HISTÓRIA DESPORTIVA: Registo de toda a evolução, resultados e outros dados importantes.

 

2 - PERFIL PSICOLÓGICO: Registo de resultados obtidos através de testes e outras provas (questionários, inquéritos e dados psico-motores).

  2.1 - Tipos de testes: 

  • Factor geral de Inteligência

  • Atenção/Concentração

  • Rendimento e resistência à fadiga

  • Velocidade de percepção

  • Memória Auditiva

  • Memória Visual

  • Personalidade


  2.2 - Tipos de Provas (laboratoriais)

  • Tempo de reacção simples: (Os quatro membros e com estímulos visuais e auditivos)

  • Tempo de reacção de escolha: (onde a resposta tem de ser dada, decidida, consoante o tipo de estímulo).

  • Tempo de decisão: (Que é a diferença entre a reacção de escolha e a reacção simples).

  • Lateralidade

  • Controlo e precisão de movimentos

  • Emocional


Os QUESTIONÁRIOS são geralmente destinados a avaliar alguns aspectos do comportamento do atleta relacionado com o treino e a competição. Um dos momentos mais estudados é o período Pré-Competitivo,  que geralmente influência o comportamento dos atletas durante a competição. Existe um grande conjunto de sintomas perturbadores e reveladores de "stress", medo e ansiedade (que vão desde a simples dor de barriga, ao desmaio e ao bloqueio total) que podem ser estudados em colaboração com o atleta, (através de questionários já elaborados e validados), de modo a serem objecto de uma acção ou treino psicológico que permite reduzir ou eliminar o seu efeito. Também é usual recorrer ao Relato Verbal ou Escrito do atleta, que descreve tudo o que sentiu e comparar esse relato com observações feitas pelo psicólogo e pelos técnicos.

Essas observações são também muito importantes para estudar o Período Competitivo onde já não é possível analisar o atleta tão bem, e em que é possível detectar um conjunto de comportamentos que podem ser modificados para melhorar o rendimento. O período Pós-competitivo, a reacção face ao resultado, a vitória ou a derrota, também podem ser estudados.

É habitual estudar também os DADOS SOCIOMÉTRICOS, isto é, relativos à posição e influência do atleta no seu grupo.

Este conjunto de dados (História, Perfil Psicológico, Provas Específicas, Questionários, Observações, Dados Sociométricos), contribuem para organizar de uma forma dinâmica o Dossier do Atleta, e, na posse de um conhecimento tão profundo quanto possível das suas características e comportamentos, contribui para a sua melhoria do ponto de vista desportivo e para o seu equilíbrio do ponto de vista humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário