O treino é importante como acto em si, mas acima de tudo como processo e como meio de atingir um objectivo. É o treino que fundamentalmente justifica a importância do treinador, que sem a sua presença, os jogadores não conseguiriam retirar os mesmos benefícios e efeitos. Caso não fosse assim, qualquer pessoa poderia dirigir uma equipa num jogo - elegendo simplesmente o onze e fazendo substituições, mas nem todos podem ser treinadores.
Como treinador deves sempre perguntar-te quanto estás a acrescentar à melhoria da tua equipa e dos teus jogadores, comparando esse crescimento com o que eles conseguiriam sozinhos ou com outros treinadores. É nesse diferencial que reside a tua mais valia.
Assim, no final de cada treino, devemos ser conscientes dos aspectos concretos em que incidimos sobre os jogadores, o que melhoraram e o que não poderiam ter feito sem a nossa presença.
A humildade e o reconhecimento pelo treinador dos seus pontos fracos, é o seu primeiro passo para um crescimento profissional. Treinar é uma tarefa que combina ciência, arte, comunicação e conhecimento. Um trabalho complexo que envolve múltiplas condicionantes e que necessita um equilíbrio eficiente, que deve ser constantemente reanalisado sem nunca ter a prepotência de pensar que já tem o domínio total sobre a conjugação de forças necessárias.
O treino como processo incide por um lado na equipa como unidade e por outro lado nos jogadores de forma independente. isto, que à partida parece uma contradição, será uma das principais dificuldades que, como treinador terás de superar, elaborando um planeamento capaz de fazer crescer os teus jogadores, ao mesmo tempo que a tua equipa se torna cada vez mais competitiva.
"TREINO = Ajudar os jogadores a serem melhores, do que poderiam ser por si próprios"
Cientificamente podemos dizer que o treino é um processo pelo qual o jogador é submetido a cargas conhecidas e planificadas . Estas cargas produzem uma fadiga (cansaço) controlada para depois, com os adequados processos de recuperação (descanso), alcançar níveis superiores de rendimento (melhoria)
CANSAÇO + DESCANSO = MELHORIA
Em função de onde e quem treinamos podemos estabelecer objectivos como:
- Ajudar jovens a divertirem-se
- Ajudar jovens a crescerem como jogadores e desportistas
- Desenvolver uma equipa competitiva que procura atingir resultados
Estes objectivos não são necessariamente indissociáveis, mas podem entrar em conflito em função das prioridades que estabelecemos. É muito importante defini-los bem, já que condicionarão em grande medida o planeamento que teremos de fazer.
No caso de um bom treinador de formação deve conhecer a diferença entre os seus objectivos, os da equipa e os dos jogadores. E embora possam ser diferentes, convém que não difiram muito uns dos outros. De facto, os treinadores de êxito encontram formas de alcançar os três objectivos. Assim como norma fundamental devemos assumir que um bom treinador, além de atingir as suas metas pessoais, não deve por elas, colocar em perigo o bem estar e o progresso dos seus jogadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário